Eu tenho um segredo para compartilhar: eu amo um vilão. Isso mesmo, confesso que cunha se tornou o meu malvado favorito. Não, eu não estou falando de um vilão da vida real, mas sim de um personagem fictício, da série Game of Thrones. E, eu sei que podem haver muitos fãs por aí que compartilham dessa mesma opinião. Então, por que nos sentimos atraídos por aqueles que são considerados maus? Vamos tentar entender.

Em primeiro lugar, é importante destacar que não há nada de errado em se encantar por personagens nem tão heroicos assim. Afinal, eles são criações de roteiristas e escritores com o objetivo de nos agradar, e muitas vezes, divertir. Da mesma forma que cunha me conquistou com suas habilidades de manipulação e inteligência, outras pessoas acabam por se apaixonar por outros vilões. E não é tudo. O próprio ator que interpreta cunha, Aidan Gillen, recebeu vários elogios pelo seu desempenho. Isso prova que o vilão pode ser tão fascinante quanto o próprio herói.

Mas, por que gostamos tanto deles? Para começar, o vilão imediatamente desperta o nosso instinto de voyeurismo. Quando vemos um personagem como cunha manipulando as situações ao seu favor, somos imediatamente atraídos para dentro da trama, querendo saber o que vem a seguir. É como se nós pudéssemos assistir a cena enquanto sentimos a adrenalina que o personagem experimenta.

Além disso, muitas vezes os vilões são personagens com motivações muito bem definidas. Eles não querem salvar o mundo, não querem ajudar os amiguinhos a superar obstáculos, eles querem poder. Seja para governar um império, embolsar muito dinheiro ou simplesmente colocar as suas vontades acima de tudo o mais, o vilão é guiado por uma motivação muito clara em sua mente. E, por ser tão clara, essa motivação pode até mesmo chegar a ser invejável em alguns momentos. Afinal de contas, quem não gostaria de ter a liberdade de fazer o que quisesse?

Outro motivo que nos faz amar vilões é a sensação de justiça moral que acompanha o sucesso deles. Não somos, em essência, seres bons ou maus. Temos a capacidade de sentir empatia e compaixão pelos outros e agir de acordo com esses valores. Mas, é difícil negar que muitas vezes a vida pode ser injusta. Ver um personagem vilão como cunha enganando o sistema e dominando a situação pode criar uma sensação de justiça, uma sensação de que alguém que lutou injustamente para chegar onde está agora deve pagar por isso.

Por fim, é clara a atração que vilões como cunha exercem sobre o público pela sua capacidade de mudar a direção da trama a qualquer momento. Eles são os responsáveis por criar reviravoltas inesperadas e fazer com que o espectador se surpreenda a cada novo episódio. E é essa imprevisibilidade que nos faz amar ainda mais os vilões.

Então, mesmo que o personagem cunha, ou qualquer outro vilão que você admire, faça coisas terríveis para alcançar seus objetivos, eles não deixam de ser fascinantes em suas nuances e complexidades. De fato, às vezes o malvado favorito pode até mesmo ser visto com uma espécie de amor, mesmo estando cientes das suas falhas. Sabemos que podemos encontrar personagens incríveis em todas as esferas, até mesmo na figura do herói eterno e certinho. Mas sempre haverá algo de diferente e emocionante na figura do vilão. E por isso, ele será sempre uma figura intrigante de se explorar.